terça-feira, 14 de junho de 2011

jogos com baralho espanhol: A ESCOVA (ou escopa)

Toda a semana o LABISCA vai falar de um jogo de cartas diferente, começamos com a escova ou escopa...

Um dos jogos bem antigo jogado por nossos avós, a escova foi introduzida no Brasil por imigrantes italianos no inicio do século XX, e mantém a popularidade nos bairros "italianos" de São Paulo.


Joga-se com um baralho de 40 cartas (nada da 10,9,8 e curingas). Pode-se jogar com 2 até 4 jogadores. Se quiser pode-se jogar com dois baralhos para que possam ser até 8 os jogadores (mas se você usar made 2 baralhos, o jogo ficará lento e você não terá como usar estratégias.

O jogo corre no sentido anti-horário.O As vale 1, Rei vale 10, Valete vale 9, Dama vale 8.

No início pôe-se 4 cartas na mesa e dê 3 cartas para cada jogador (as cartas só devem ser dadas novamente quando acabarem as cartas de todos os jogadores, aí é só dar mais 3 cartas para cada).

Cada jogador, em sua vez, pega uma de suas cartas, que somadas com uma ou mais cartas da mesa deve fazer 15 pontos. Essas cartas são pegas pelo jogador.
Se assim ele com uma de suas cartas pegar todas as cartas da mesa, diz-se que ele fez escopa (esse fato deve ser marcado, pois valerá pontos no final).
Se com nenhuma de suas cartas ele não conseguir pegar nenhuma carta da mesa, ele obrigatoriamente tem que jogar uma carta fora.

OBS(1) : No final do jogo, as cartas que sobram na mesa passam a pertencer àquele que tiver pego alguma carta por último.

OBS(2): Se, no início do jogo, aquele que estiver dando as cartas, ao por as quatro cartas na mesa essas 4 cartas somadas derem 15 ou 30, aquele que estiver dando as cartas pegará essas cartas para ele e assim já começará com 1 ou 2 escopas respectivamente. Nesse caso ele não pode por mais 4 cartas na mesa e o jogo deverá continuar dessa forma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário